quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tarteletes de Maçã
Ingredientes:
Massa:
300g de farinha de trigo + 75g de açúcar de confeiteiro + 150g de manteiga sem sal, gelada e picada + 1 colher(sopa) de açúcar de baunilha + 1 pitada de sal + 1 ovo médio ligeiramente batido
Recheio:
5 maçãs ácida descascadas e cortadas em cubinhos + 2 colheres (sopa) de suco de limão espremido e coado na hora + ½ colher (chá) de vinho branco seco + ¾ de xícara (chá) de açúcar + 1 colher(chá) de canela em pó + 1/3 de xícara(chá) de passas pretas picadinhas + 1 colher (sopa) de amido de milho + ¼ de xícara(chá) de água filtrada e fria
Cobertura:
80g de farinha de trigo + 50g de açúcar de confeiteiro + 60g de manteiga sem sal, gelada e picada + 1 colher(sobremesa) de açúcar de baunilha + 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Coloque numa panela todos os ingredientes secos da massa, junte a manteiga e vá esfarelando com a ponta dos dedos até obter uma farofa bem úmida. Junte o ovo e amasse delicadamente até que a massa fique lisa, macia e homogênea. Deixe descansar por 30m.
Para o recheio, junte todos os ingredientes, menos o amido de milho e a água, numa panela média, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 15m, mexendo de vez em quando.
Em seguida, deixe a panela destampada e mexa ocasionalmente até obter um doce brilhante e bem sequinho. Por ultimo, dissolva o amido na água fria, junte ao doce de maçãs e mexa rapidamente até ferver e engrossar. Deixe esfriar.
Para a cobertura, coloque todos os ingredientes numa tigela e vá esfarelando com a ponta dos dedos. Estará pronta quando obtiver uma farofa bem grossa(que forme pequenos grumos na mão)
Forre com a massa forminhas próprias para tarteletes, recheie com uma colherada de doce de maçãs e coloque a cobertura por cima, salpicando os grumos da farofa. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 180grausC e asse até dourar. No momento de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro e, por cima, canela em pó.
DICA: O açúcar de baunilha pode ser substituído por 1 colher(chá) de essência de baunilha.
Taças Floresta Negra
Musse Chocolate-Ingredientes:
6 gemas peneiradas + 2 colheres sopa de açúcar de confeiteiro peneirado + 300g de chocolate cobertura ao leite 300g de chocolate meio-amargo picado + 250gr de creme de leite UHT ou de lata com soro + 3 colheres (sopa) de rum ou conhaque + 1 colher (chá) de essência de conhaque + 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
Modo de Preparo:
Derreta os chocolates com o creme de leite em banho-maria ou no micro-ondas, até que a mistura esteja lisa,brilhante e homogênea.Reserva. Bata as gemas com o açúcar na batedeira, até que o creme fique claro e fofo. Incorpore o chocolate derretido e os demais ingredientes, mexendo devagar.Reserve.
Recheio-Ingredientes:
400g de chantilly batido normal + 200g de cerejas ao marasquino escorridas e cortadas ao meio + 100gr de chocolate cobertura ao leite ralado grosso
Decoração-Ingredientes:
250g de chantilly batido + 6 cerejas ao marasquino ou frescas + 250gr raspas de chocolate ao leite
Modo de Preparo:
Divida a sobremesa em seis taças, intercalando a musse,chantilly batido,cerejas e chocolate ralado, finalizando com uma camada de musse.Leve à geladeira por 6 horas, aproximadamente, ou até que esteja firme. Decore com chantilly, raspas de chocolate e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva gelado.
Bolo Mil Folhas
Ingredientes - (massa folheada):
500 g de farinha de trigo + 250 ml de água fria ou gelada + 01 colher de sopa de gradina folheada (gordura própria para massa folhada) + 03 gemas + 01 pitada de sal
Modo de preparo:
Coloque o sal, a farinha e a gradina no processador e misture. Em uma vasilha misture as gemas e a água com um garfo. Junte esse líquido aos ingredientes do processador que deve estar em movimento. Quando formar um bolo de massa firme girando em volta da hélice do processador, desligue. Retire essa mistura do processador e sove com as mãos até ficar uma massa lisa e homogênea, corte ao meio, remodele formando um disco e deixe descansar por 15 minutos. Cubra com um pano.
Ingredientes - (pasta de gradina):
400 g de gradina folheada + 150 g de farinha de trigo
Modo de preparo:
Bata a gradina na batedeira por 10 minutos, acrescente a farinha de trigo, aos poucos, com auxílio de uma colher. Separe uma das porções da massa básica (que descansou) e abra com o rolo polvilhando farinha, ora sobre a massa, ora sobre a superfície sobre a qual está sendo trabalhada, evitando assim que grude. Passe a pasta de gradina sobre a massa básica com a espátula de metal espalhando muito bem. Enrole a massa (comece com uma dobra de 01 cm). Divida esse rolo em duas ou três partes, cortando com uma faca, embale cada rolinho separadamente em papel alumínio, deixando o lado fosco para fora. Leve-os à geladeira por 12 horas antes de assar ou direto no freezer para congelar. Para assar a massa que foi congelada, descongele-a em temperatura ambiente (ou na geladeira, se for de um dia para o outro), abra com um rolo, faça furos com a ponta de um garfo e, em seguida, leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido, durante 25 a 30 minutos.
Ingredientes - (creme de confeiteiro):
01 litro de leite + 08 gemas peneiradas + 100 g de amido de milho + 350 g de açúcar
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o leite, as gemas, o amido de milho e o açúcar. Leve ao fogo alto mexendo sem parar. Quando começar a ferver e a engrossar, diminua o fogo e mexa até obter um creme liso, brilhante e homogêneo. Apague o fogo, acrescente o rum e as essências de rum e baunilha. Despeje em uma vasilha refratária e cubra com um filme plástico (encoste-o no creme, para não deixar vácuo entre o creme e o plástico). Espere esfriar por completo. Para rechear o bolo, bata esse creme rapidamente em uma batedeira até deixá-lo bem cremoso, com a consistência ideal de recheio.
Ingredientes - (creme de chantilly):
500 ml de creme de leite fresco + ½ xícara de chá de açúcar + 01 colher de sobremesa de essência de baunilha
Modo de fazer:
Na batedeira em velocidade média, bata o creme de leite e o açúcar por 08 minutos ou até que fique um creme firme. Evite bater demais para não correr o risco de talhar, acrescente a baunilha. Esse recheio deve ser feito na hora de montar o bolo.
Ingredientes - montagem:
03 placas de massa folheada assada + Creme de confeiteiro + Creme de chantilly + Açúcar de confeiteiro
Modo de preparo:
Centralize o cortador sobre uma das placas e corte de uma vez (com movimentos circulares) para não quebrar. Com uma faca retire o que sobra da parte externa do aro, repita o processo mais duas vezes com as outras duas placas. O bolo é montado da seguinte maneira: sobre o suporte plástico giratório, coloque a placa circular de alumínio e sobre ela o aro, dentro do aro acomode uma camada de massa folheada e por cima o creme de confeiteiro "bem servido". Acrescente o creme de chantilly e por fim, coloque o último disco de massa folheada, coloque o lado liso para cima e o irregular para baixo. Retire o aro devagar e com muito cuidado, com uma peneira polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre o bolo para fazer a cobertura.
Bolo Inglês de Maçãs
Ingredientes:
3 ovos grandes + 125 ml de óleo de milho ou canola + 2 maçãs vermelhas descascadas e picadas + 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo + 2 xícaras (chá) de açúcar + 1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha +
1 colher (chá) de canela em pó + 1 colher (café) de bicarbonato de sódio + 1 colher (sobremesa) de fermento em pó + 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as maçãs, até obter uma mistura lisa e homogênea. Reserve. A parte, peneire em uma tigela grande a farinha de trigo, os açúcares, a canela, o fermento em pó e o sal. Abra uma cavidade no centro e junte a mistura reservada, batendo com fouet ou uma colher de pau, até obter uma massa com bolhas.
Cobertura
125 g de uvas passas brancas e pretas no rum, bem escorridas + 125 g de frutas cristalizadas variadas + 1 colher (chá) de canela em pó + 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha + raspas de cascas de 1 limão + 3 maçãs vermelhas descascadas e cortadas em fatias finas
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes da cobertura e reserve.
Glacê de Laranja
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro + 1/4 xícara (chá) de suco de laranja fervente + 1 colher (chá) de raspas de cascas de laranja
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes do glacê e reserve.
Montagem
Monte o bolo em uma fôrma grande própria para bolo inglês untada e enfarinhada, intercalando a metade da massa, metade da cobertura, o restante da massa e finalize com a outra metade da cobertura. Em seguida, leve o bolo ao forno pré aquecido na temperatura de 180ºC, asse até que esteja firme e dourado. Quando retirar do forno, fure com um palito e regue com o glacê de laranja. Desenforme depois de frio.
Rendimento: 12 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Forno: 35 à 45 minutos
Bolo Inglês
200 g de manteiga sem sal amolecida
250 g de açúcar
4 ovos grandes
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de essência de amêndoas
300 g de farinha de trigo
100 ml de leite
1 pitada de sal
50 ml de conhaque
raspas de 1 limão médio
1 colher (sopa) rasa de fermento
150 g de frutas cristalizadas
100 g de passas pretas sem sementes
100 g de nozes picadinhas
farinha de trigo (o suficiente para empanar as frutas secas)

Para decoração: açúcar impalpável ou fondant derretido

Bata a manteiga, o açúcar e 1 ovo por 12 minutos na batedeira. Em seguida, junte os demais ovos, um a um e bata muito bem a cada adição.
Junte as essências, o sal e intercale os ingredientes líquidos com a farinha. Por último, desligue a batedeira e misture as raspas de limão, o fermento e as frutas envolvidas em farinha de trigo.
Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e forrada com papel manteiga também untado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar por completo, desenforme e decore a gosto.
Bolo De Iogurte
Ingredientes
3 ovos grandes + 1 copo de iogurte natural (200 g) + 2 copos de açúcar refinado peneirado + 1/2 copo de óleo de milho ou canola + 3 copos de farinha de trigo peneirada + 1 colher (sopa) de fermento em pó + 1 colher (sopa) de raspas de laranja ou limão + 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o iogurte, o açúcar e o óleo, até obter um creme liso e brilhante. Junte os demais ingredientes, exceto as raspas e bata novamente até obter uma massa lisa e homogênea. Por último, acrescente as raspas e envolva delicadamente. Coloque a massa em uma fôrma de furo central de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido na temperatura de 180ºC, até dourar e espetando um palito, o mesmo saia limpo. Deixe o bolo amornar dentro da fôrma, desenforme sobre uma grade e empregue a cobertura.
Cobertura
250 g de açúcar de confeiteiro peneirado + 1 colher (café) de manteiga macia sem sal + 1 colher (chá) de raspas de limão + 1/4 xícara (chá) de suco de limão coado
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um refratário e leve ao fogo em banho-maria, até dissolver completamente o açúcar. Espalhe sobre o bolo frio e deixe secar naturalmente, decorando a gosto.
Bolo De Gala De Laranja (BEM FAMÍLIA)
Ingredientes
5 gemas de ovos tipo jumbo (20 g cada)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado (360 g)
1 xícara (chá) de suco de laranjas, coado (240 ml)
1 xícara (chá) de óleo de milho ou neutro (240 ml)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá mimoso, peneirado
1 colher (chá) de essência de laranjas de boa qualidade
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
5 claras de ovos jumbo (40 g cada), batidas em neve dura
Modo de Fazer
Bata na batedeira as gemas com a metade do açúcar até obter uma gemada fofa e clara. Junte o restante do açúcar e bata bem. Em seguida, agregue o suco de laranjas, o óleo de milho e bata rapidamente. Desligue a batedeira, acrescente os ingredientes secos (peneirados juntos), os aromas e envolva com auxílio de um fouet até ficar homogêneo. Por último, acrescente o fermento em pó, as claras batidas em ponto de neve dura e envolva delicadamente com auxílio de um fouet até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua a massa em uma fôrma de furo central com 24 ou 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e asse em forno pré aquecido à 180ºC até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Em seguida, retire o bolo do forno, regue com a calda de laranjas fria e deixe amornar. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar. Distribua a cobertura de laranjas quente sobre o bolo completamente frio e deixe esfriar por uma ou duas horas (sem mexer). Por último, coloque o bolo em um prato de serviço e decore.

Calda de Laranjas

50 ml de suco de laranjas coado na hora
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (50 g)
2 colheres (sopa) de licor Curaçao (30 ml)

Modo de Fazer

Em uma panela pequena coloque o suco de laranjas, o açúcar e leve ao fogo até abrir fervura. Junte o licor e regue sobre o bolo.

Cobertura de Laranjas

400 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
50 ml de suco de laranja, coado
30 ml de suco de limão, espremido e coado na hora
1 colher (café) de essência de laranja de boa qualidade
1 colher (chá) de manteiga sem sal, macia (10 g)

Modo de Fazer

Em um refratário coloque todos os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Empregue a cobertura quente sobre o bolo frio e deixe descansar (sem mexer) por uma ou duas horas. Por último, decore o bolo a gosto.

terça-feira, 4 de maio de 2010

mousse de Maracujá com Brigadeiro



Ingredientes:
1 lata de brigadeiro Mococa
100g de creme de leite Mococa
1 lata ou caixinha de leite condensado Mococa
Suco de 1 maracujá azedo
Modo de Preparo

1- Em uma taça coloque uma porção do brigadeiro e reserve. Em uma tigela misture o creme de leite e o leite condensado com o suco de maracujá. Coloque sobre o brigadeiro e sirva gelado.
Sorvete de Flocos



Ingredientes:
500ml de leite
1 lata de leite condensado Mococa tradicional ou desnatado
1 colher (sopa) de glicose
1 colher (sopa bem cheia) de pó para sorvete (para o sabor, prefira leite condensado, baunilha ou creme)
1/2 colher (sopa) de liga neutra
2 colheres (café pequena) de emulsificante para sorvete
1 caixinha de creme de leite Mococa
100g de chocolate derretido
Modo de Preparo

Bata no liquidificador o leite, leite condensado, a glicose, o pó para o sorvete, a liga, metade do emulsificante e deixe no freezer até firmar. Retire e deixe descansando até ficar macio. Bata na batedeira com o restante do emulsificante e o creme de leite até ficar cremoso. Sem desligar a batedeira, adicione aos poucos o chocolate derretido. Mantenha-o no freezer até o momento de servir.
Muffin de Leite Condensado



Ingredientes:
100ml de óleo
120g de açúcar mascavo
1 ovo
200g de leite condensado desnatado Mococa
350g de farinha de trigo
75ml de leite
Modo de Preparo

1- Em uma tigela misture o óleo, o açúcar e o ovo. Acrescente o leite condensado e, delicadamente, coloque a farinha de trigo e o leite. Disponha a massa em forminhas especiais para muffins polvilhar com a farinha láctea e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.
Olho de Sogra



Ingredientes:
1 lata de cajuzinho festa Mococa
16 ameixas secas e sem caroços
200g de xerém de castanha-de-caju para decorar
Modo de Preparo

Recheie cada ameixa com uma porção de cajuzinho festa. Passe no xerém e sirva.