quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tarteletes de Maçã
Ingredientes:
Massa:
300g de farinha de trigo + 75g de açúcar de confeiteiro + 150g de manteiga sem sal, gelada e picada + 1 colher(sopa) de açúcar de baunilha + 1 pitada de sal + 1 ovo médio ligeiramente batido
Recheio:
5 maçãs ácida descascadas e cortadas em cubinhos + 2 colheres (sopa) de suco de limão espremido e coado na hora + ½ colher (chá) de vinho branco seco + ¾ de xícara (chá) de açúcar + 1 colher(chá) de canela em pó + 1/3 de xícara(chá) de passas pretas picadinhas + 1 colher (sopa) de amido de milho + ¼ de xícara(chá) de água filtrada e fria
Cobertura:
80g de farinha de trigo + 50g de açúcar de confeiteiro + 60g de manteiga sem sal, gelada e picada + 1 colher(sobremesa) de açúcar de baunilha + 1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Coloque numa panela todos os ingredientes secos da massa, junte a manteiga e vá esfarelando com a ponta dos dedos até obter uma farofa bem úmida. Junte o ovo e amasse delicadamente até que a massa fique lisa, macia e homogênea. Deixe descansar por 30m.
Para o recheio, junte todos os ingredientes, menos o amido de milho e a água, numa panela média, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 15m, mexendo de vez em quando.
Em seguida, deixe a panela destampada e mexa ocasionalmente até obter um doce brilhante e bem sequinho. Por ultimo, dissolva o amido na água fria, junte ao doce de maçãs e mexa rapidamente até ferver e engrossar. Deixe esfriar.
Para a cobertura, coloque todos os ingredientes numa tigela e vá esfarelando com a ponta dos dedos. Estará pronta quando obtiver uma farofa bem grossa(que forme pequenos grumos na mão)
Forre com a massa forminhas próprias para tarteletes, recheie com uma colherada de doce de maçãs e coloque a cobertura por cima, salpicando os grumos da farofa. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 180grausC e asse até dourar. No momento de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro e, por cima, canela em pó.
DICA: O açúcar de baunilha pode ser substituído por 1 colher(chá) de essência de baunilha.

Um comentário:

Cris Arte em Tricô e Crochê disse...

Colega vi seu comentário sobre o ponche , por favor me escreva no e-mail
mcristinameireles@vivax.com.br
Cris